Home / Artigos / Porque surgem as provações na vida do ser humano?

Porque surgem as provações na vida do ser humano?

“O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é quem prova os corações”. Provérbios 17:3

1 – Para saber se amaremos a Deus de todo o coração nos momentos de decisões.

“Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma”. Deuteronômio 13:3

“E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo”. 2 Coríntios 2:9

“Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar”. Juízes 2:22

2 – Para nos aperfeiçoar, assim como o próprio Cristo passou por provações e sofrimentos para ser aperfeiçoado.

“Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata”. Salmos 66:10

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.
Hebreus 4:15

“Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles”.
Hebreus 2:10

3 – Para trazer nos a paciência, a experiência e por fim a esperança.

“Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência”. Tiago 1:3
“Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”.
Tiago 1:4

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
Romanos 5:3-5

4 – Para sabermos que somos pó e devemos ser humildes diante do Criador.

“Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais”. Eclesiastes 3:18

5 – A provação é um sinal do amor de Deus pelos justos.

“O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma”. Salmos 11:5

“Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?” Hebreus 12:7

“Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus”. Deuteronômio 8:5

6 – Para sermos frutíferos espiritualmente.

“Porém ele sabe o meu caminho; provando-me ele, sairei como o ouro”. Jó 23:10

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”; 2 Coríntios 4:17

7 – Para sermos aprovados para a vida eterna.

“Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”.
Tiago 1:12

Sobre danillokott

Veja também

Amigos de Deus

Abraão, conhecido como o grande patriarca da fé cristã, também foi chamado de amigo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *